Entendendo YOGA
O Yoga é a base de uma vida integrada, um meio de colocar em harmonia o silêncio criativo interior e a atividade exterior da vida, uma forma de agir com precisão e sucesso. Yoga também pode ser traduzido como o estado pleno de integração e harmonia da essência individual com a essência universal, refletidas na união entre a vida, a natureza e o universo.
É o estado de magnitude real do ser interno.
Segundo o Yoga Sutra, sistema codificado pelo sábio Patanjali, o Yoga é definido como “a cessação das instabilidades da consciência”. Ele também afirma que o ser humano é samadhi (iluminação). Esta iluminação é a libertação das flutuações da consciência e de suas conseqüências.
Há diferentes tipos de Yoga que se adaptam a diferentes tipos de personalidade, estes tipos são conhecidos como os Sete Ramos Clássicos da Yoga:
- Hatha Yoga: a via do aperfeiçoamento do corpo psico-físico
- Raja Yoga: a via do domínio amplo da mente
- Karma Yoga: a via da ação desapegada, para o prático
- Bhakti Yoga: a via da devoção, amor altruísta, para os religiosos
- Jnana Yoga: a via do conhecimento, para o intelectual;
- Tantra Yoga: a via do controle das energias sutis, sexuais, para a realização do conhecimento puro
- Mantra Yoga: a via do controle da mente pelo domínio dos sons (interiores e exteriores).
Historicamente, o mais significativo ramo do Yoga é o Sistema Clássico de Patânjali, também chamado Raja Yoga ou Yoga Darshana. Existem inúmeros outros tipos de Yoga, muitos deles não-sistemáticos, geralmente misturados com conceitos populares. O tipo de Yoga atualmente mais praticado no Ocidente é o Hatha Yoga.